Re: fstab

te enviar meu fstab nao o ajudaria porque talvez você não entendese, melhor que você tem a fazer é ler sobre e entender o funcionamento dele e poder configura-lo corretamente, talvez o focalinux tem ajude http://focalinux.cipsga.org.br/

e esse problema da inicialização é porque você precisa executar o fsck manualmente, entre com a senha do root e depois fsck /dev/hdX , substitua o /dev/hdX pelo caminho da sua particao.