Re: não consigo escrever num dir nfs (Era: Re: não consigo montar via nfs)

On Fri, 5 Dec 2003 15:37:35 -0300
<fredm@chesf.gov.br> wrote:

> agora ja monta. mas nao consigo escrever no dir montado. vê só:
>
> no cliente, como root:
>
> client:/var# mount
> 10.107.2.67:/var/mirror_debian on /var/mirror_debian type nfs
> (rw,addr=10.107.2.67)
>
> client:/var# ls -l mirror_debian/ -d
> drwxr-xr-x    3 root     root         4096 Nov 11 10:46 mirror_debian/
>

> no /etc/exports do servidor:
> /var/mirror_debian 10.107.1.2(rw) client.chesf(rw)
>
> client:/var/mirror_debian# touch teste
> touch: creating `teste': Permission denied
>
> no sai nada no /var/log/syslog . nem do cliente nem do servidor. Estou
> [...]

Tente com isso:

	/var/mirror_debian	10.107.1.2(rw,no_root_squash)

Duas coisas: Se você tem um usuário fred no servidor e outro usuário
fred no cliente, isso não quer dizer necessariamente que os uids sejam
os mesmos em ambas as máquinas. No servidor o fred pode ter o uid
1000, no cliente pode ter 1003. Se fred cria um arquivo no servidor,
este arquivo vai ser propriedade do usuário 1000, mas se 1000 no
cliente é o usuário alex, o fred (1003) possivelmente não vai poder mexer
neste arquivo. A outra coisa é uma questão de segurança: Quem é root
no cliente não é necessáriamente também root no servidor. Se o root no
cliente tiver todos os privilégios sobre o diretório exportado, ele
teria acesso privilegiado sobre arquivos no servidor o que ele não
deveria ter. Por isso, o NFS por padrão não aceita o root. com
no_root_squash, o root é aceito.

--
Christoph Simon
ciccio@kiosknet.com.br