Re: usar o "tar" para backup automatizado.

Acho melhor você compactar o dir do cabra, ao invés de todo o conteúdo
dele.
Por uma questão de organização. Tente descompactar um destes
"usuario".tar.gz
numa pasta de teste e veja que vai esparramar todo o conteúdo lá.

o v não precisa, pois é um script.

Eu sugiro
tar cvzf /backup/"usuario".tar.gz /home/"usuario"

> primeiro,
> voce esta criando um arquivo tar somente. nao entendi o .gz no final do
> arquivo.
> use algo to tipo
> tar cvzf (.tar.gz)
> ou
> tar cvjf (.tar.bz2)

Este é preferível. tem taxa de compactação maior que o velho gz.

> pois o comando tar apenas agrega varios arquivo em um diretorio.

Ôpa! diretório não, arquivo. o tar agrega vários arquivos e diretórios
(com tudo que tem dentro) em um único arquivo.

> é interessante compactar este diretorio para ocupar menos espaço no seu
> backup.
> se quer fazer backup de tudo porque nao usar:
> tar cvjf backup_home.tar.bz2 /home
> no crontab do root.
> desta maneira será feito um backup da pasta home inteira.

Boa idéia.