FreeS/Wan - sinuca

All

Consegui encontrar o causador da instabilidade no gateway da rede que
eu montei, era o FreeS/Wan.

Eu estou tentando criar uma vpn para que duas lojas possam se
comunicar. Em uma das pontas tem o slackware 9.0 e freeswan 2.03
instalado. Na outra ponta eu instalei o debian 3.0r2. O problema é que
no debian 3.0r2 a versão do freeswan é a 1.96. Então eu instalei o
freeswan 2.03 via código fonte. Não sei por que mas isso causo uma
instabilidade nas interfaces, de tempos em tempos eu era obrigado a
reinicializar as interfaces para poder voltar a acessar a internet.

1 - Substituir o debian pelo slackware. Nada contra, muito pelo
contrário, vou aparender mais sobre uma distruibuição que eu não
conheço. O problema é que eu não tenho muito conhecimento de slack e
se der um pau eu vou demorar para resolver o problema e isso é ruim
para um cliente.

2 - Converter a distribuição atual do debian, que é o Woddy(stable)
para a versão Sarge(testing). O problema dessa solução é devido a
invasão que o projeto Debian sofreu, com isso vai demorar mais para a
versão Sarge se tornar stable. O outro problema é que é uma versão de
desenvolvimento e é meio arriscado instalar em um cliente. O ponto
positivo é que esse micro tem a única função de gateway e firewall,
nada mais do que isso. Antes de implantar a vpn eu "contrui" uma vpn
entre a rede de casa e a rede da empresa a onde eu trabalho. O debain
do gateway de casa é Testing e funcionou tudo bem.

3 - A terceira solução seria fazer um downgrade no FreeS/Wan que esta
instalado no outro gateway, slackware 9.0. Mudar de 2.03 para 1.96.
Com isso ambas as versões do FreeS/Wan serão iguais, mas tem o
problema de segurança por estar mexendo com uma versão antiga do
FreeS/Wan.

* Caio Ferreira     *  : :'  :
* GNU/Linux Debian  *  `. `'`