[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Respostas sobre versões do Debian



Pessoal,

Tenho visto ultimamente algumas pessoas perguntando bastante sobre as versões do Debian, e quais as diferenças de cada uma. Abaixo segue um texto que traduzi, espero que ajude.

============================
Debian: A Distribuição três-em-um

Se você já deu uma volta pelo universo Debian, você provavelmente já ouviu referências sobre coisas como Woody, Testing, Stable, e Sid. Alguns usuários do Debian dizem rodar Woody, outras dizem rodar Potato, algumas dizem rodar Testing. Muito confuso tudo isso, o que isso significa?

Esquema de releases(lançamentos)

Uma das grandes forças do Debian é que ele usa um esquema de lançamento em três linhas. Muitas distribuições têm uma numereação sequencial(como 'RedHat 8.0') onde todas as coisas velhas são consideradas obsoletas e todas as coisas novas são difíceis de serem obtidas por aqueles que não sao desenvolvedores. O Debian, por outro lado, usa um sistema de lançamento rotativo com três versões correntes e um crescente número de versões obsoletas. Isso pode parecer um pouco confuso no primeiro momento, mas fique aqui comigo! Tudo fará sentido em um minuto, eu prometo.

Cada versão lançada é numerada e recebe um codinome. Os codinomes são personagens do filme Toy Sotry, e até o momento as versões lançadas foram: v1.1(Buzz), v1.2(Rex), v1.3(Bo), v2.0(hamm), v2.1(Slink), v2.2(Potato), e v3.0(Woody).

A versão atual é, normalmente, conhecida como 'Stable'(estável), e atualmente a versão corrente é Woody(Debian v3.0). Se você obeter agora um CD com a versão oficial do Debian, provavelmente será a Woody.

A versão atual Stable(Estável) é a primeira das três linhas do esquema de lançamentos do Debian.

A próxima linha de lançamentos é a versão pre-release(pré-lançamento) do Debian, que, normalmente, é conhecida como 'Testing'(Testes), é um candidato continuamente mantido que eventualmente se tornará a versão Stable(Estável). O codinome da atual Testing é Sarge, que quando for lançada será promovida a ser tornar a nova Stable e terá o número 3.1 como número de lançamento.

E a última linha é a que os desenvolvedores se referem como 'Unstable'(Instável), é onde a grande ação toma lugar. Seu codinome é 'Sid' devido ao garoto destrutivo em Toy Story, é onde os desenvolvedores depositam pacotes novos e atualizados para os outros desenvolvedores e os usuários mais aventureiros testarem e ajudar depurando. A versão instável não é recomendada para uso sério em máquinas de produção pois como é alterada diariamente tende a ter pacotes quebrados e podem fazer com que as coisas deixem de funcionar. Entretanto, algumas pessoas rodam a versão instável nos seus computadores e acreditam que atualmente ela é mais confiável que muitos sistemas operacionais populares.

Uma linha especial que fica de lado e não é usada por usuários normais é a 'Experimental', onde os desenvolvedores depositam pacotes que ainda estão sobre intenso desenvolvimento e provavelmente não funcionarão corretamente se instalados em um sistema em uso. Geralmente são levados pacotes que estão passando por maiores modificações como por exemplo um formato de arquivo totalmente novo, e muito provavelmente irão danificar algum dado se você instalá-los. Os pacotes Experimentais são somente para usuários que relamente sabem o que eles estão fazendo e querem ajudar a testar e depurar a mais nova versão do software.

Então para resumir, aí vai a atual situação:

Versão Codinome  propósito
v1.1 Buzz obsoleto versão Stable
v1.2 Rex obsoleto versão Stable
v1.3 Bo obsoleto versão Stable
v2.0 Hamm obsoleto versão Stable
v2.1 Slink obsoleto versão Stable
v2.2 Potato obsoleto versão Stable
v3.0 Woody atual versão Stable
v3.1 Sarge atual versão de pré-lançamento(Testing)
n/a Sid atual Unstable versão de desenvolvimento
n/a Experimental perigosos pacotes de pré-lancamento


Texto retirado de http://www.debianuniverse.com/readonline/chapter/02
Tradução: Rafael Ferreira Silva - Http://www.webphp.com.br

============================

--

Rafael F. Silva - rfsbsb - Linux UID #335759     .''`.
rafael@webphp.com.br  UIN(ICQ#) 81987883        : :'  :
Debian GNU/Linux - http://www.debian-br.org     `. `'`
http://www.webphp.com.br `-



Reply to: