Re: Barrar eDonkey

On Wed, 06 Aug 2003 09:08:49 -0300
Geraldo Coelho <gpires@grupora.com.br> wrote:

> Procure usar seu firewall com a politica padrão closed,
> sendo assim liberando portas apenas de serviços mais usuais
> ....smtp,imap,pop,http(s)...
> assim programas como mensage,icq,irc,kazza,e o proprio donkey nao
> conseguem acesso.
> Seria bom usar proxy http/ftp, pois assim o proprio protocolo ftp que é
> um pouco chato como esses
> que utilizam range de portas altas para o ftp-data é facil de controlar.
> Ou mesmo usar para o iptables para o ftp
> com regras estateful não abrindo todo o firewall em portas altas.
>
> valew!

naum eh a melhor alternativa pra esse tipo de aplicacao, os utilitarios p2p estao cada vez mais inteligentes e jah utilizam portas usuais para estabelecer a conexao com a rede p2p, como o caso do kazaa por exemplo, a solucao seria filtrar naum as portas , mas sim os pacotes, com uso de um sniffer ( www.snort.org ).

o snort possui regras especificas para as redes p2p, detecta os pacotes da conexao e envia um alerta para  /var/log/snort/alert

ai vc usa o  guardian, um script perl que fika "monitorando" os logs de alerta do nagios e assim q acontece um evento ele bloquei a conexao.

de uma olhada em   snort + guardian

abraços

implantei isso aki na nossa rede e esta maravilha, kazaa nunca mais !!!

saudacoes tricolores !!!!

--
       ____
      /    /\