sugestoes ( postfix + webmail + samba + LDAP )

Estou com o seguinte problema em relacao a um sistema que estamos montando:

- site www.meudominio.com.br com muitos usuarios, com tendencia de
crescimento.
- alguns destes usuarios com conta de email @meudominio.com.br, a principio
poucos deles, logando na rede interna com a mesma conta tanto em
windows quanto em linux; e com necessidade de acesso externo ao email,
necessariamente criptografado.

Pensei no seguinte:

Temos dois servidores, um exclusivo para o site (zope) e outro com:
* bind com o DNS primario do meudominio.com.br
* postfix + amavis e antivirus, e um webmail
* samba e nfs para centralizar os arquivos dos usuarios
* base de usuarios LDAP com samba, postfix e o site autenticando nela.

Se alguem puder me dar alguma sugenstao sobre isso ou esclarecer algumas duvidas:
1. o que eu preciso para usar criptografia e autenticacao (pop e smtp) no postfix
e integra-lo a algum webmail? Ouco falar em tantas coisas como IMAP, Cyrus, SASL,
SSL etc etc que jah to meio tonto...
2. ate que ponto eu consigo autenticar win2k, winXP, win98 no samba e ate que ponto
eu consigo integrar toda a autenticacao (postfix, samba e zope) na base LDAP?
3. O que eu preciso para tudo isso autenticar no LDAP?

Devo estar equivocado num montao de coisas: preciso de sugestoes, solucoes ou pelo
menos um norte neste assunto. Quero fazer a coisa bem feita para nao comprometer
o sistema depois, quando o numero de usuarios crescer.

Obrigado pela atencao.
[]s
Jose Rafael