Re: NIS e NFS

Eduardo,

> Pessoal...
>
> Trabalho desde 2001 com Linux, comecei com oSlackware e a finalmente
> evolui e comecei a usar o Debian... Mas meu problema é o seguinte, todas
> as redes que montei foram mistas, do tipo Server Linux e hosts Windows,
> mas agora presciso criar um arede somente com linux...

Sorte a sua.

> São 36 micros, com um servidor de banco de dados postgreSQL e um PDC.
> Alguns usuários devem ter acesso a certas áreas, outros a outras áres,
> controle de páginas visitadas, etc...
>
> Pesquisado um pouco cheguei a conclusão de usar NIS e NFS, para
> centralizar os logins e arquivos...

Considere usar o LDAP. É mais moderno.

> mas aqui surgiu a primeira duvida, se eu colocar o HOME de cada usuário
> o servidor, e monta-lo através de NFS eles terao o mesmo perfil e
> arquivos em qualquer micro????

Sim. Não é bom?

> Ah!, as distribuições e instalações são identicas, mas as máquinas naum.

Acho que você não terá problema. Problema poderia dar se fossem instalações
diferentes, pois os arquivos de configuração pessoais (.emacs , .mc ,
etc...) poderiam dar problema de versão.

> Se puderem me indicar um manual de NIS e de NFS ficarei grato.

A opção clássica seria o HOWTO da tldp.org:
http://www.tldp.org/HOWTO/NIS-HOWTO/index.html

> OBRIGADO.

Você vai usar linux no desktop? Isso muito me interessa. Fale mais.
Qual o perfil dos usuários?
Quais os aplicativos?
Qual o trabalho de administrar?