Re: wmaker & xscreensaver (teclado)

Olá pessoal,

pensei ter mandado essa mensagem para toda a lista, mas
ela acabou indo só para um e-mail. Agora estou mandando
para a lista, para que vocês me corrijam se eu tiver
falado alguma besteira.

-------------------------------
O dpkg-reconfigure console-data serve para reconfigurar
o teclado no console. No X, há mais de uma forma de fazer.
Vou te explicar a que acho mais simples.

A configuração do teclado é feita por um arquivo chamado
Xmodmap (mapa de teclado). Cada tipo de teclado tem um
Xmodmap. Não sei porque, o arquivo Xmodmap para o meu
teclado abnt2 nunca funciona redondo em nenhuma distro
(meu teclado tem 107 teclas). Tem sempre uma tecla que
não funfa direito. Aí, a solução é:

a) obtenha um Xmodmap parecido ou igual ao do seu teclado.
Talvez você possa descobrir de onde o kde está tirando o
maledeto.

b) Se você não conseguir, existe um programa que serve
para produzir Xmodmaps para vários teclados. Se chama
"xkeycaps". Deve haver pacote deb para ele. No meu caso,
só precisei alterá-lo para fazer funcionar a tecla "ponto"
que existe acima do "enter" (teclado numérico).

c) Se necessário, concerte o Xmodmap obtido de acordo com sua conveniência. Essa etapa normalmente é desnecessária.
Se você precisar disso, te explico em outra mensagem.

d) Mude o nome dele para .Xmodmap e coloque-o no seu
diretório pessoal.

e) Faça o WindowMaker acionar o novo mapa sempre que
abrir. Fiz isso com o tal script AjustaMeuTeclado, que
é super simples:

#!/bin/bash
xmodmap ~/.Xmodmap

f) não se esqueça de guardar esse arquivo .Xmodmap.
Poderá ser útil nas próximas instalações.

Flávio Cardoso.