USB-storage

Olá a todos

A alguns dias, consegui emprestado uma câmera digital com conexão USB. Tirei foto adoidado ... ;) Mas na hora de descarregar, não achei forma de fazê-lo. Ao conectar a câmera, o USB detecta e ergue os módulos scsi e usb-storage, mas não achei nenhuma referência de como montar a câmera para transferir os dados. Como quero *apenas* descarregar as fotos, programas como o gphoto e photopc não me são interessantes. Entender como montar uma unidade de armazenamento em USB acho q é mais interessante, até mesmo para situações como o uso de key-USB .
Alguma dica ?

Claudio