Assunto meio batido, mas ajudem por favor (winmodem)

Olá Lista!!

Bom, o negócio é o seguinte: Sempre usei o Debian em rede, portanto, só sei
configurar placa de rede pra acesso internet
Ontem resolvi testar com um modem, e não tenho nem idéia de como faz isso,
ainda mais com o meu modem que é um Winmodem 56k
Gostaria de saber como instalar esse módulo (estou com o kernel 2.4.18 e não
acho o módulo lá) e como fazer depois para discar para o provedor (tipo um
discador?). tenho que instalar conexão via ppp?
E, ultima dúvida sobre isso (espero): Uso em casa o uol como provedor, e não
se consegue usar o uol sem o discador uol (que não sei se existe para
linux). Que provedor eu poderia passar a usar para acessar a internet no
Debian??

Obrigado desde já!!  : - )

Daniel