Resolvido! Re: Combo CD/DVD/CD-RW

Olá,

    É muito chato dar reply para a própria mensagem, mas ...
    Depois de brigar mais um pouco com o dito cujo do LG combo, consegui
fazê-lo funcionar (ser detectado) pelo cdrecord -scanbus. Não tenho
certeza se foi a atualização que fiz (acho que não) ou o fato de eu ter
executado o MAKEDEV para alguns dispositivos (algo que tinha esquecido
de fazer).
    Enfim, (para o Gabriel), tente:
    1. Como root, execute:
      # /dev/MAKEDEV sg
      # /dev/MAKEDEV pg
      # /dev/MAKEDEV sr
      # cdrecord -scanbus
    isto com todos os módulos scsi carregados: ide-scsi, sg, sr_mod,
sd_mod.
    2. Caso não funcione, tente atualizar o cdrecord para a versão do
sarge. Eu recompilei para não ter que atualizar outras dependências.
      a. inclua a linha a seguir no /etc/apt/sources.list
deb-src http://http.us.debian.org/debian sarge main contrib non-free
      b. rode apt-get update (como root)
      c. vá para um diretório temporário (/tmp)
      d. rode apt-get source cdrecord
      e. rode apt-get build-dep cdrecord
      f. rode apt-get -b source cdrecord
      g. instale os pacotes .deb criados no diretório corrente
      h. execute os passos de 1.

    Acho que é isto. O ponto principal acredito que é a criação dos
dispositivos após se carregar os módulos.
    Abraço,

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"