Não consigo usar acento no OpenOffice/Debian

Bom dia!
Sou usuário a pouco tempo de Linux e sempre usei a distribuição Debian, como ainda estou aprendendo gostaria de contar com a paciência de todos. :-)
Estou usando o Open Office 1.0.1 em português no meu Debian 3.0 com Kernel 2.4.18. E ele não acentua. Achei a seguinte explicação na internet.
"Algumas pessoas tiveram esse problema na debian-user-portuguese e segundo elas bastava iniciar o OO com o LC_ALL setado corretamente para pt_BR."
Mas não entendi bem, será que alguém pode me ajudar?

Muito Obrigado!
[ ]

Rodrigo