RES: Nmap

O que vc pode fazer e colocar um detector de portscans. Ele fica escutando
em algumas portas que nao tem servicos rodando, mas normalmente seriam
tentadas em um portscan e quando um mesmo IP faz um certo numero de
tentativas de conexoes nessas portas ele automaticamente cria uma regra de
iptables bloqueando o IP.

Eu uso o portsentry para isso. Ele e bastante simples e funciona legal.

De uma olhada em http://www.psionic.com/products/portsentry.html e
http://packages.debian.org/stable/net/portsentry.html

Acho que e isso...

T+