Re: SATA RAID Promisse Fastrak

On Mon, 29 Dec 2003, Rogério Neves Batata wrote:
> On Sun, 28 Dec 2003 00:27:10 -0200
> Henrique de Moraes Holschuh <hmh@debian.org> wrote:
>
> 	Do Software-RAID Howto:
>
>   ·  Write performance is often worse than on a single device, because
>      identical copies of the data written must be sent to every disk in
>      the array. With large RAID-1 arrays this can be a real problem, as
>

> #> Deveria ficar perto de 90MB/s para leitura.  O RAID1 não está
> paralelizando
> #> o caminho de acesso, o que é triste...
>

> 	O RAID-1 não paraleliza o acesso, ele faz espelhamento. E isso em
> [...]

Acesso de leitura em discos espelhados é o mesmo que ter stripes de tamanho
indefinido (o tamanho que você quiser, já que o conteúdo de todos os discos
é perfeitamente idêntico)...  SE for implementado dessa forma, é claro.

Se uma implementação de RAID1 não está fazendo isso, ela está entregando
menos performance do que poderia.  Talvez andem chamando RAID1 com essa
capacidade de RAID10 também, hoje em dia :(

No caso do barramento, depende da implementação do barramento PCI, e o
quanto este está ocupado.  No meu caso, o controlador SATA está num
barramento de 266MB/s (dentro da South Bridge), que está razoavelmente
livre.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond