Samba com o windows xp

Eu percebi quando vc está num terminal em windows xp home e vc tenta acessar uma pasta compartilhada de um servidor samba em linux ele mesmo antes de acessar qualquer pasta compartilhada o windows xp pede usuário e senha para no mínimo acessar o computador e somente depois ver os compartilhamentos que este computador tem. Eu gostaria de saber se alguem sabe porque disso..., eu precisava fazer com que uma pasta compartilhada em samba fosse anonima para ser acessada de um terminal em windows xp, o que eu precisaria fazer.

Obrigado
Conrado