Desempenho em uma pcchips m810

PessoALL,

um cliente meu pediu que eu instalasse um firewall com vpn freeswan em uma maquina equipada com uma placa pcchips m810d... sim, eu sei que voces devem estar pensando "sem comentarios" ou entao "tá loco, meu !!!", mas é a realidade.

problemas...

com o kernel 2.4.18-bf24 ou qualquer outro 2.4.18 eu tenho que passar o parâmetro "pci=bios" durante o boot. ai eu atualizei pra 2.4.23 (levou mais de 6 HORAS pra compilar...) e é exatamente esse meu problema. o desempenho de entrada/saida esta abaixo de qualquer critica. a ponto de levar uns 8 segundos pra um comando "ps xa" responder. dpkg -l qqcoisa pra saber se o pacote esta instalado então... esquece,

pergunta: sei que essas placas são um lixo, mas mesmo pra uma pcchips tá lento demais. tem algum parametro que eu possa configura no kernel ou durante o boot com um "append" no lilo.conf pra melhorar isso ? ou é caso de junta... junta tudo e joga fora ???

Bento