Re: Mensagens do X no syslog?

On Mon, Dec 15, 2003 at 07:35:37PM -0200, Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra wrote:
> 	Estou com uma situação interessante...
>
> 	Tem alguns erros que têm derrubado alguns dos terminais dos
> telecentros, aparentemente relacionados ao uso do Flash.
>
> 	Queria ver as mensagens do X e do gdm, mas para isso elas precisariam
> ser enviadas via syslog ao hospedeiro, uma vez que os terminais (estilo
> LTSP, mas Debian) não têm armazenamento próprio.
>
> 	Alguém tem alguma idéia?  O que vi até agora parece indicar que o X não
> envia mensagens ao syslog... pensei até em criar um pipe para um
> programa ou coisa assim, mas me falta o conhecimento para tanto.

> [...]

Como você disse que qualquer dica era bem-vinda, lá vai :

Inicie o daemon do syslog na máquina onde você deseja receber os logs
com o parâmetro -r além dos parâmetros habituais.

Nas estações, no arquivo /etc/syslog.conf, modifique as linhas que
enviam as mensagens para os arquivos de logs locais para enviarem os
logs para o daemon syslog remoto. Um exemplo para enviar os logs de
e-mail para um syslog remoto :

Com syslog local :

mail.*                          -/var/log/mail.log

Com syslog remoto :

mail.*                          @host_syslog_remoto_aqui

Após isso, execute um "/etc/init.d/sysklogd restart" em todos os hosts
que tiveram sua configuração de syslog alterada, inclusive no host que
irá receber os logs.

Espero ter ajudado,

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||