Re: Postfix: 2 servidores com mesmo domínio

Olá,

On Mon, Dec 15, 2003 at 03:10:20PM -0200, alrferreira@carol.com.br wrote:
> [...]
>
> Tenho um servidor com Postfix, o qual faz o controle da chegada de emails
> (relays) e depois repassa as mensagens pra um servidor rodando Lotus
> Notes/Domino.
> Estou realizando vários testes para a migração de nosso serviço de correio,
> utilizando Debian + DiretoGNU+Postfix+Cyrus+LDAP+PostgreSQL.
>
> Tenho algumas dúvidas:
>
> 1) No Postfix, teria como utilizar bases de usuários em servidores
> diferentes utilizando o mesmo domínio? Por exemplo: O servidor 1 recebe uma
> mensagem, se for pra um usuários cadastrado no mesmo ele armazena, se não

Devem existir zilhões de maneiras de fazer isso no Postfix, mas eu tenho
isso funcionando com diversos domínios diferentes, cada qual sendo
repassado para outros MTAs finais, usando o recurso de mapas de
transporte do Postfix. Exemplo :

No /etc/postfix/main.cf

mydestination = dominiolocal1.com.br, dominiolocal2.com.br

transport_maps = hash:/etc/postfxi/transport

E em /etc/postfix/transport :

dominioremoto1.com.br		smtp:[servidor_remoto1]
dominioremoto2.com.br		smtp:[servidor_remoto2]

A linha mydestination no main.cf diz quais os domínios que o Postfix
deve considerar como sendo ele mesmo o destino final, ou seja, para os
domínios listados no mydestination, o Postfix irá fazer a entrega local.

A linha transport_maps no main.cf aponta um mapa de transporte (estou
usando um mapa hash no exemplo, mas pode ser qualquer outro, como mysql:/
ou ldap:/, por exemplo) que diz para qual MTA remoto repassar as
mensagens relacionadas a um domínio específico.

> 2) Alguém conhece uma maneira de migrar as bases do Notes pra este
> ambiente?

Fico devendo, não tenho a mínima idéia de como o Notes guarda seus
usuários.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||