Re: Empacotar um programa para deb

On Tue, 16 Dec 2003 17:04:39 -0300
<fredm@chesf.gov.br> wrote:

> na unstable?

Sim, lá mesmo

> Por que a palavra dono está entre aspas? Você não está
> achando que pelo fato de ser software livre o programa
> caiu em domínio público, né? Por que se está, se enganou.

Hummm...
Por essa dá para ver que ainda não entendo o esquema de licenças. Um dia aprendo!

> E até onde eu saiba, ele cobra pelo compilado para
> windows. realmente, não tem um .deb na página de download,
> mas isso acontece em muitos softwares. o tar.gz tá lá
> para alguem pegar e empacotar.

O tar.gz que está lá roda por apenas dez minutos, isso mesmo! Depois desliga e pronto. Pelo menos te deixa salvar o que tinha feito.

Tal atitude não revela um pedido de compra? Ajuda financeira para o desenvolvedor? Não dá para viver de brisa, né...

> com tanto pacote orfão, você quer adotar um que já tem
> pai? Converse com o dono do pacote, para ver se ele
> não passa a bola para ti. Pode ser que ele esteja muito
> ocupado por estes tempos...

Quando me comuniquei com o mantenedor do pacote deb, devido ao meu inglês ruim, ele entendeu que utilizava o programa profissionalmente e ficou uma arara porque não queria pagar! Creio que entendeu minha assinatura. O que não consegui explicar-lhe foi o fato de ser professor e incentivar o uso entre meus alunos. Daí, a necessidade de um repositório acessível para principiantes que desejem usar apt-get. Minha função é muito mais evangelizadora que comercial, até porque não vivo de projeto...

Na área de engenharia/arquitetura este é o melhor programa e fato de poder ser gratuito era um atrativo que usava para convencer as pessoas. Dificultando o acesso eles pirateiam mesmo, e acham que estão se dando bem economizando R$ 7.990,00 por licença ( descontando R$ 10,00 do piratão).

Confusões à parte, creio que a tendência é dificultar o acesso, para cobrar. Novamente repito, não dá para viver de brisa...

--
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645