Re: M$ venceu???? Res:NÃO

Em Seg, 2003-12-08 às 16:00, Ricardo Portella escreveu:
> Quer dizer que a versão empresarial é aberta? Posso alterar o código
> livremente e passar adiante? Posso usar em minha empresa sem ter que pagar a
> licença?

Não conheço a versão Enterprise da RedHat, mas se eles usam software
licensiado sob GPL de jeito nenhum podem fechar esses programas e
comercializar.

Mas muito provavelmente nesta versão Entreprise da RedHat há software
desenvolvido por ela própria, isso dá o direito dela por a licensa que
quiser em seu software, portanto pode ser que alguns componentes do
RedHat Enterprise sejam "non-free". Caso que ocorre com o SuSe Linux,
que alguns componentes são desenvolvidos pela SuSe e não são livres,
YaST por exemplo, que está sob a licensa YaST. (não-livre)

IMHO, só faz sentido você pagar por versões 'Enterprise' se tem
interesse em suporte, documentação especial e etc. Se você necessita
disso em sua empresa é óbvio que vai precisar pagar, pois a RedHat não
vai dar suporte, nem documentação de graça para ninguém!

Quanto a questão de você poder usar o RedHat Enterprise sem pagar (Caso
tenha interesse apenas no software, nada de documentação ou suporte)...
Não tenho conhecimento bastante para te afirmar nada. Mas eu pergunto em
qual seria a vantagem? Acho melhor usar algo que tenha o suporte
comunitário (Fedora, Debian...) do que entrar em um barco furado, que
seria o caso de usar um RedHat Enterprise sem o suporte da RedHat...!

[]'s

--
José B. de Oliveira Neto <oliveira@linuxhard.org>