Res: Saindo do GDM

Se entendi bem, você quer matar o xwindows momentaneamente somente para instalar o seu novo driver, é isso?

Bem, numa distro como red hat e afins, seria suficiente forçar runlevel 3, que significa boot em modo texto, no boot. Para tanto, assim que aparecesse a string "boot:" na tela você digitaria "linux 3" e pronto, você estaria livre para instalar o driver.

Mas você está no Debian, e pelo que lembro não há um runlevel para boot em modo texto (você pode conferir olhando as primeiras linhas do seu /etc/inittab). Acho então que a melhor maneira de resolver isso seria simplesmente tornar não-executável momentaneamente o processo que inicia o xwindows e rebootar a maquina.

Dê uma olhada no /etc/init.d. Creio que deva haver lá um executável de nome gdm. Torne-o não-executável (# chmod -x gdm) e reboot a máquina. Instale o driver e depois mande um "# chmod +x gdm" para tornar novamente executável o gdm.

Um abraço,
Arlan