-----Mensagem original-----
De: Mario Olimpio de Menezes [mailto:mario@curiango.ipen.br]
Enviada em: segunda-feira, 1 de dezembro de 2003 16:29
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: Debian Invadido

On Mon, Dec 01, 2003 at 02:25:43PM -0200, Agney Lopes Roth Ferraz wrote:

> Eu me preocupo mais em entender como o usuário sniffou a senha e pegou
> conta nao privilegiada do que como ele virou root. Como ele virou root
está
> bem claro no texto.

dizem as estatísticas que grande parte dos problemas de segurança diz
respeito a funcionários descontentes, mal intencionados, etc.

se o atacante trabalha/estuda na mesma empresa/universidade de um
developer Debian, e este developer dá alguma bobeira, isto pode
acontecer.

pode até parecer paranóia, mas tem gente que é boa em ler
teclados para capturar senhas, ou então empresta a máquina a um amigo
pois ele está com pressa e não tem tempo de ir até a sua máquina, etc.

fora os sniffers, tipo dsniff, que inclusive permitem ataques a sistemas
de criptografia man-in-the-middle.

ou seja, todo cuidado é pouco!

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.    "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                is the Lord's purpose that prevails"