Re: Xwindows remoto

> On Mon, 24 Nov 2003 08:37:37 -0300
> "Igor Miranda - SETRAN" <igor.miranda@setran.pa.gov.br> wrote:
>
> > Como acessar o xwindows remotamente?
> >

> > Att, Igor Miranda

Para fazer isso, é óbvio, as maquinas devem estar ligadas em rede
e a rede deve estar de pé e sem problemas.

Para executar o X em uma máquina e usar o teclado, mouse e
monitor de outra:

Máquina A = Servidor (Bons recursos de processador e memória)
Máquina B = Cliente (Poucos recursos de processador e memória)

No Servidor:

=>Instalar xdm. Deixar que inicie no boot.

# apt-get install xdm

No debian, assim que instalado ele se configura para executar no
boot.

Se quiser evitar isso, digite como root:

# update-rc.d -f xdm remove

Se estiver arrependido e quiser que inicie no boot:

# update-rc.d xdm defaults

Se quiser iniciar o xdm manualmente:

# /etc/init.d/xdm start

Se quiser parar o xdm manualmente:

# /etc/init.d/xdm stop

=>Configurar o xdm para aceitar conexões de outras máquinas:

Alterar o arquivo /etc/X11/xdm/xdm-config e comentar a última
linha, colocando um ponto de interrogação.

!DisplayManager.requestPort:	0

Alterar o arquivo /etc/X11/xdm/Xaccess:

Colocar o ip ou nome da máquina Cliente

ip.máquina.cliente ou 192.168.0.10

=>Reiniciar o xdm para fazer valer as mudanças;

# /etc/init.d/xdm stop
# /etc/init.d/xdm start

No Cliente:

=>Após iniciar o sistema em modo texto, digite:

$ X -quiet -query ip.maquina.servidor

ou

$ X -quiet -query nome.maquina.servidor

Pronto! Vc agora pode executar as aplicações do Servidor no
Cliente, como se o Cliente fosse uma enorme extensão do monitor,
teclado e mouse do Servidor.

Para mim funciona que é uma beleza. Tenho um note pentium 100,
com 16MB RAM e abro até o openoffice nele porque tudo é executado
em outro micro mais potente, assim, tenho um terminal que pode
ser deslocado pela casa facilmente. Posso navegar na internet no
pátio, no banheiro, na cozinha, basta ter um cabo de rede
razoável. E fica tão rápido quanto o Servidor for. Já havia
tentado com VNC e não ficou tão bom, ficou lento, porque o
Cliente é uma pereba mesmo. E isso evita ter de sincronizar
arquivos porque trabalho direto com o meu $HOME, não uso nenhum
arquivo do cliente, apenas do servidor.

Acho que não esqueci nada, um abraço

Leandro

------