-----Mensagem original-----
De: fredm@chesf.gov.br [mailto:fredm@chesf.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 21 de novembro de 2003 12:02
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: RES: RES: exportar um dir.

> Voce vai precisar do portmap também, use o apt.
>
> Aqui vai um link para um tutorial que achei no google rapidinho:
> http://www.linux-se.org/artigos_mostra.php?autor=vinny-boy&n=2
> Há muita documentação sobre o assunto.

li a homepage acima, mas ao seguir os passos sugeridos deu isto:

no servidor:

no arquivo /etc/exports, botei a seguinte linha:
/var/mirror_debian 10.107.1.2(rw)

# exportfs -a
exportfs: llk.chesfnet has non-inet addr
exportfs: llk.chesfnet has non-inet addr

não sei de onde ele tirou este lteste, mas o dns faz estas loucuras com as
máquinas linux aqui.

dá para ver que algo foi feito, pois o sistema escreve o arquivo seguinte:

# more /var/lib/nfs/xtab
/var/mirror_debian
llk.chesfnet(rw,async,wdelay,hide,secure,root_squash,no_all_squash,subtree_c
heck,secure_locks,mapping=identity,anonuid
=-2,anongid=-2)

(será que este anonuid tá dando problema???)

no cliente:
# mount /home/ftp/pub/mirror_debian/
mount: 10.107.1.1:/var/mirror_debian failed, reason given by server:
Permission denied

o log, no servidor, depois que dei este comando, é o seguinte:

tail /var/log/syslog
Nov 21 10:31:42 rec1 rpc.mountd: refused mount request from 10.107.1.2
(llk.chesfnet) for /var/mirror_debian (/var/mirror_debian): no DNS forward
lookup

será este "no DNS forward lookup"???