Som da MB asus A7V8X-X

pessoas não estou conseguindo instalar o som no meu gnome
uso o kernel 2.4.22 que eu compilei e os modulos estãop fincionando quando digito lsmod
mas não consigo fazer funcionar nem um som..
o unico som q existe no debian aqui é o bip do auto-falante do gabinete
eu consegui ajeitar minha placa de video já.. geforce fx5200(obrigado pela ajuda de todos :o) foi um pouco complicado mas consegui... )

aproveitando a oportunidade gostaria de saber se tem comop instalar o gnome2.4
via apt
eu uso o gnome 1.4
se possivel, poderiam me ensinar a fazer esse comando no apt-setup?
e tambem a roda do meu mouse optico da microsoft...