Portas abertas - como tratá-las?

Olá pessoal,

Bom, vocês vão me desculpar pela minha ignorância, mas
após um nmap em meu host, obtive o seguinte:

PORT     STATE SERVICE
22/tcp   open  ssh
25/tcp   open  smtp
80/tcp   open  http
111/tcp  open  rpcbind
515/tcp  open  printer
587/tcp  open  submission
1024/tcp open  kdm
6000/tcp open  X11

ssh e http eu tenho que deixar livre para qualquer
lugar. Por isso não deve ser mexido.

Agora as dúvidas:

1) smtp é do Sendmail. Eu preciso dele para enviar e
receber emails nesta máquina. Só que do jeito que está,
alguma pessoa de fora pode conectar e mandar emails
(spam, essas coisas)? Como limito este serviço para que
somente a minha máquina envie emails, mas eu continue
recebendo email de fora?

2) X11. Quero limitar somente a uma classe de IP.

3) rpcbind, printer, submission e kdm. Pra que serve
essas coisas? Como desabilitá-las?

E se possível, como fazer isso sem utilizar IPTables ou
coisas do gênero.

Estou com Debian SID.

Muito obrigado!

Nelson A. de Oliveira