duvida sobre gphoto e qtcups

Pessoal;

Antes de perder minha maquina, usava o gphoto para interagir com minha
camera digital e o qtcups para interagir com a impressora.

QUando a refiz, instalei todos os pacotes de antes usando o metodo de
dselect install a partir da lista de pacotes obtida da instalacao
anterior. SO que agora estou notando a falta destes pacotes, e em um
apt-cache search nao retorna mais nada sobre eles, sinal de que eles ou
nao existem mais ou foram retirados dos repositorios oficiais da
unstable. Nem no apt-get.org eu achei....

Pergunto: Porque sera que eles sumiram? COmo posso ficar sabendo se um
pacote saiu da lista oficial de pacotes do debian?

[]'s
Checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

"free your computer and your soul will follow..."