como ver o processador e a frequência de um computador sem console?

Gente,

Tenho um computador sem console e quero descobrir qual a memória e o
processador/frequencia dele. A memória foi fácil. Dei um top e vi. Mas o
processador/frequencia tá mais complicado. aquela informação que aparece no
uname -a é a informação da máquina mesmo? ou é apenas a máquina que o
kernel supõe que seja?

Em ultimo caso eu posso conectar um monitor e dar um boot, mas será que tem
um jeito mais elegante?