Re: MASQ/NAT e freeswan

> [...]
> esta ok,
> Checking NAT and MASQUERADING
> tun0x101f@200.xxx.xx.111                                   [OK]
> O problema é que as estações da rede não acessam mais a net e se por
> acaso eu volto para a regra anterior, vide abaixo, ai as estações
> voltam a navegar mas na checagem do freeswan da problema.
> $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
> Checking NAT and MASQUERADING
> tun0x101f@200.xxx.xx.111                                   [FAILED]
>
> Não sei se eu entendi o que você fez, mas parece que você substituiu

Exatamente, eu tinha colocado :

#$IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
#$IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -s 192.168.1.0/24 -d \!
192.168.0.0/24 -j MASQUERADE

Tentei inverter a ondem e mesmo assim deu errado.

Encontrei uma informação na net com a seguinte regra :

$IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j SNAT --to-source $ETH0IP

E aparentemente deu certo.

> Você tem que por a linha que você usa pra vpn (a primeira) antes e a
> segunda em seguida... assim, se for tráfego da vpn, ele faz o masq
> pro logar certo, senão, ele manda o tráfico mascarado pra internet.

O que você esta sugerindo é colocar primeiro a regra para vpn e depois
a regra para a rede, inverter a ordem acima ?!?!?

[ ]'s

* Caio Ferreira     *  : :'  :
* GNU/Linux Debian  *  `. `'`