mainframe

Gente,

debian e mainframe. Como é que tá?

Aqui na empresa tem um mainframe, e segundo os funcionários mais velhos que
o próprio mainframe, o modelo é o 9672 r34 . E este mainframe está para se
aposentar. eu tenho que ver se é viável rodar um debian nele. O motivo para
a aposentadoria é que o aluguel do sistema operacional OS390 é muito caro.
Eu falei em instalar o debian nele e disseram que não adianta, pois teriam
que continuar a pagar o aluguel do SO. Procede isso?