Re: Modelagem de Dados

DBDesigner - Software livre para modelagem de dados

Colaboração: Klayson Sesana Bonatto

Há vários meses eu estava à procura de um software livre para fazer a
modelagem dos meus bancos de dados. Nos últimos dias ouvi falar bastante
nas listas que freqüento de um programa chamado DBDesigner. Fui ao
site dos desenvolvedores para baixar e testar o DBDesigner e ganhei o
meu dia! O software é realmente muito bom! Deixou para trás (e muito)
todos os softwares comerciais desta categoria que eu já havia usado. Há
muito tempo eu não ficava tão impressionado e satisfeito com um programa.

Algumas características do DBDesigner:

- É um software livre, licenciado sob a GPL;
- É multi-plataforma (sim, ele também roda no Windows);
- Além de ser imbatível no uso com o MySQL, também oferece suporte a
outros bancos, como Oracle, MS SQL Server, SQLite, e outros que suportem
acesso via ODBC;
- Permite engenharia reversa, gerando o modelo a partir das tabelas do BD;
- Faz a sincronia no BD das alterações realizadas no DER;
- A interface com o usuário é muito bem elaborada, tornando o seu uso
bastante simples;
- Salva os arquivos em XML;
- Importa modelos gerados no ERWin (XML);
- Gera relatórios em HTML;
- Pode ser expandido através do uso de plugins;
- É muito bem documentado;
- O suporte realizado através do fórum do site do DBDesigner é excelente.

Recomendo a todos que trabalham com Bancos de Dados que dêem uma olhadinha
no DBDesigner.

Para saber mais sobre o DBDesigner visite
http://www.fabforce.net/dbdesigner4/

Atenciosamente;

Éderson A. Jesus
E-mail.: eajesus@ig.com.br