problemas com firewall

pessoal

na mesma máquina onde tenho um firewall (gateway tb)  tenho o apache e um
servidor de ftp instalado (ftpd)

bom, coloquei a policiamento padrão como DROP para o INPUT,OUTPUT e FORWARD,
e abri as portas acima da 1024, a 20,21,22,110,80,25,53,443

tudo certo, todos acessam minha página normalmente e talz...
só que ao acessar o ftp, eles até acessam... mas demora cerca de 30 seg pra
logar... se eu desabilitar o firewall é praticamente instantaneo...

alguém sabe o q pode estar errado, se tem que liberar alguma porta a mais ou
outro protocolo além do tcp e udp?

obrigado

daniel