[OFF-TOPIC] Associações Livres

Pessoal,

Faço parte de uma pequena associação de pessoas reunidas em torno de um
interesse comum. Ultimamente, vem sendo discutida a possibilidade de formalizar
a associação, criando a sua pessoa jurídica e um estatuto, que definiria nossos
objetivos e modelo de administração.

Eu quero que a associação siga um modelo de organização anarquista, onde os
cargos da administração sejam ocupados por delegados, e as decisões sejam
tomadas por votação entre todos os membros. Mas preciso de ajuda para solucionar
alguns problemas técnicos relacionados com a proposta.

Por exemplo: alguns recursos da associação não podem ter o seu acesso liberado
para todos os membros -- um exemplo são as senhas de administrador para recursos
na Internet, como listas de discussão e contas em webhosts. Qual a forma mais
transparente de gerenciar esses recursos?

Se alguém puder me indicar referências eletrônicas, ou mesmo me emprestar sua
experiência, seria de grande ajuda. A primeira reunião sobre a associação formal
será no próximo Domingo, 28/09, e é provável que se tente definir o modelo
de administração já nesse dia.

Agradeço a atenção, e peço desculpas pelo off-topic.

--
[]'s
Hélio Perroni Filho