Re: Novo kernel

Cientistas comprovaram que em uma dimensão paralela, no preciso instante
Sat, 20 Sep 2003 23:10:02 -0300, "Igor"
<igor.abrahao@itelefonica.com.br> escreveu:

> Olá amigos da lista,
>
> uso o Debian 3.0 rl1 com o kernel 2.2.20-idepci, gostaria de instalar
> um novo kernel, de preferência na versão
> 2.4.x, então fui no site da Debian, baixei a versão estável do pacote
> kernel-image-2.4.18-k7 (uso athlonXP).

Ué ? os pacotes kernel-image já estão prontos, se você puxou o pacote
pode instalá-lo com um dpkg -i <pacote>. Porém seria melhor instalar com
o apt-get install para resolver eventuais dependências.

> Blz, até ai tudo bem, usando a própria documentação do Debian em
> português, vi que lá mandava baixar
> o kernel e converte-lo para o formato .deb, isso não foi preciso pois
> já estava nesse formato. Depois manda
> rodar os seguintes comandos
>           $ make menuconfig
>           $ make-kpkg clean
>           $ make-kpkg kernel_image
> só que não especifica em qual diretório, acho que é por isso que o
> make não acha o alvo, depois utilizando
> o instalador de pacotes gráfico, instalei o kernel image, o kernel
> headers e o kernel source, todos 2.4.18.

Hmm, se quer compilar então era o kernel-source que você precisava! Os
comandos do Debian para administrar os quérneis (como o make-kpkg) estão
no pacote kernel-package, que você precisa instalar.

> alterei a inicialização para o novo kernel, ele inicia e depois para
> em uma menssagem de kernel panic, dizendo
> haver algum problema pra encontrar o diretório root. Porém se rodo o
> antigo kernel ele inicia normalmente.
> Acho que o problema está em não ter conseguido instruções mais
> específica sobre onde executar os comandos
> make.

Aqui está o que você precisa (Guia Prático):
http://debian-br.alioth.debian.org/docs/sgml/pratico/pratico-html/ch-kernel.html#s-compilar-kernel

E tem este também (Administrando o Kernel):
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=kdebian

Uma dica útil é na hora de usar o make menuconfig carregar as
configurações padrão do kernel no Debian, ajuda a evitar o esquecimento
de opções. Os arquivos de configuração em /boot/config-[versão], esse
arquivo vem junto com os kernel-image, após entrar no make menuconfig
escolha a opção para carregar o arquivo de configuração (Load Alternate
etc...) antes de começar a editar as opções.

Abraços,

Luis Alberto.

--
      Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br