Re: festival em portugues?

> Olá pessoal,

Olá

> Meu nome é José Vilmar e encontrei uma troca de mensagens que falava
sobre o
> festival em portugues.

Sei. na lista de discussão do debian-user-portuguese

> Como sou cego, este assunto me interessa bem de perto. Vocês poderiam me
> enviar alguma informação?

Bem. Eu estava com problemas para configurar o som aqui na máquina para
fazer testes.
Resolvi mas não tenho um sintetizador de voz em hardware. Logo, vou ter que
usar
um software sintetizador de voz. O festival é uma opção. O programa para a
interface,
que vai se utilizar do sintetizador, a meu ver o que é a melhor opção,
seria o
emacspeak. Instalei o emacspeak e o festival, mas a configuração não foi
automática,
tenho que ligar os dois agora.

> Existe um projeto chamado oralux, http://www.oralux.org que criou uma
distro
> para pessoas cegas. A distro se baseia no knoppix,

Conheço o knoppix. já usei para dar um curso de linux aqui na chesf.

> http://www.knopper.net/knoppix/index-en.html  e usa como sintetizador o
> Flite. O problema é que o Flite parece só falar em ingles e é aí que o
> festival em portugues pode fazer a diferença.

Estou baixando o oralux. deve terminar amanhã, Vou gravar um CD e testar.
Tem uma lista de discussão do emacspeak. Mas é em inglês. Interessa?

> Qualquer informação será muito bem-vinda!
> Obrigado.

Fale um pouco mais de você. Trabalha com informática? Ou pelo menos se dá
bem
com computadores? Onde está fisicamente? conhece outras pessoas
interessadas?