como deixar apenas os servicos essenciais?

Colegas;

Tenho um notebook que e meu desktop de trabalho e lazer. Como estou sempre estudando alguma coisa e testando outras, esta maquina tem de uma tudo instalado.

Mas recentemente comecei a ter alguns problemas, como durabilidade de bateria e lentidao, por causa de processos que ficam ativos a toa, ja que nao os uso em producao.

Alguns eu ja identifiquei e os destivo logo apos o boot, como o apache, postgresql, mysql. Mas outros eu nao desativo porque nao sie o que eles fazem direito.

So para se ter uma ideia, logo no boot aparecem umas 8 pids do cron, que deixam o uso de cpu e memoria a 100%. As vezes eu ligo a maquina so para mostrar um arquivo a alguem e tenho de esperar cerca de 25 minutos ate a maquina ficar usavel de novo, e em muitos casos eu nem consigo, pois esta atividade acaba com a bateria e eu nao consigo fazer o que eu preciso.

Assim sendo, pergunto se alguem tem uma indicacao de documentacao para eu estudar e entender como gerenciar estes processos e desativa-los. De preferencia uma maneira de deixa-los inativos e para somente serem ativados sob demanda.

Como disse, este e somente um desktop, mas de vez em quando eu tenho de executar alguma tarefa de servidor para demonstracao, como mostrar em uma palestra a nossa escola virtual fora de nossa rede, de forma que nestas ocasioes eu preciso ter apache+postgresql+php rodando na maquina.

[]'s
checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

free your computer and your soul will follow...

Fulano afirma, mas o Arnold Swarzenegar.