SANE (Scanner) - quais são os compatíveis?

Olá, lista!

esses dias estou procurando por uma lista de scanners compatíveis com o SANE
(ou qualquer outra forma de scannear/OCR no Linux). Achei diversas listas de
scanners compatíveis e incompatíveis, uma conflitando com a outra. Não
encontrei a página oficial do SANE, então lá vem mais um e-mail pra lista :P

Alguém tem experiência com OCR em Linux? Qual é o scanner mais fácil de se
configurar? Qual programa de OCR me recomendam? O Sane é servidor/cliente?
Poderia colocá-lo numa estação burra (LTSP) sem problemas para fazer OCR?

Grato pela atenção,
Danilo