Re: home p/hdb1

Como está o seu /etc/fstab ?
Vou supor que tenha uma linha assim:
/dev/XXXX                /home             ext2    defaults 0 0

Que quer dizer que a sua partição XXXX tem um sistema de arquivos ext2 que
é montado no home.

substitua XXXX pela partição onde está o seu home.

Crie o sistema de arquivos no hdb1(se ainda não tivar feito). use mke2fs.

como root, monte hdb1. Use o mount. Tem que usar a forma padrão (não a
resumida) pois ele
ainda não está no fstab. Vou supor que voce montou hdb1 em /mnt

Copie as pastas de /home para /mnt.

Uma opção seria usar o comando dd, mas acho que não dá para usar o dd pois
as partições
tem tamanhos diferentes. Alguem conhece um jeito???

Mas tudo bem.

Agora desmonte o /home.

altere o fstab e no lugar de /dev/XXXX ponha /dev/hdb1. monte /home (da
forma resumida, pois
está no fstab).

Eu supus que é tudo ext2 por simplicidade.

Quando você teminar o processo, o hdb1 vai ser o seu home, mas o XXXX ainda
vai ter todos os
arquivos até o momento que você trocou. Deixe ele (o XXXX) quieto até você
ver que tá tudo ok
e depois detone ele (o XXXX).

Como eu não testei, estou fazendo de cabeça, pode ser que algo dê errado.

Saudações,

Instalei uma segunda hd e quero transferir o diretório home de hda1 para
hdb1.
É possível?
Se sim, como fazer?
Obs: procurei esta informação no Focalinux e não encontrei. Algum outro
manual ou howto...em português, please.
Obs2: EXT2, Debian 3

Desde já, obrigado,
--