Re: [fora] liguagens de programação

In the last exciting episode, Eduardo Manso wrote:
> Por sinal, Ruby é muito interessante. É uma linguagem interpretada
> totalmente orientada a objetos. Vale a pena dar uma olhda... Pena que
> a maioria dos sites com informações sobre ela são japoneses.
> Veja em "http://www.ruby-lang.org/en/";
>
> Python vem ganhando bastante espaço entre a moçada, é mais fácil (?)
> que Perl.
> Veja em "http://www.python.net";
(Não seria http://www.python.org ?)

Até que tem bastante documentação em inglês sobre Ruby hoje em dia.  A
fonte principal é o livro "Programming Ruby", disponível online em
http://www.rubycentral.com/book/ - infelizmente ele não foi atualizado
para a versão atual (1.8) da linguagem, que tem uma porção de novidades
interessantes.

A palavra para comparar Python com Perl não é "fácil", é "elegante".  A
linguagem foi feita para ser legível e clara.  Eu a considero a
perfeita para ser a primeira linguagem de programação a aprender, até
porquê há uma boa quantidade de tutoriais para não-programadores.
Tanto Python quanto Ruby possuem um acervo de bibliotecas bem grande.

<opinião pessoal>
Ruby se propõe a ser um Perl realmente orientado a objetos, e tem umas
idéias boas como os objetos de blocos de código.  Eu a considero mais
poderosa do que Python, mas Python dá de dez a zero na sintaxe.  Ruby
também tem a única biblioteca de XML decente que aprendi até hoje: a
REXML.

Até onde vi, quem gosta de mais expressividade (como programadores Perl)
tende a gostar de Ruby, e quem gosta de clareza prefere Python.  As duas
linguagens são agradáveis e eu adoraria trabalhar mais com elas, mas
IMHO Lisp é mais poderosa e mais elegante que ambas :)
</opinião pessoal>

Ah, quanto aos ``function points'', eles são um método de medir
complexidade de software independente de linguagem e... bem, a
onisciência do Google responde melhor:
http://ourworld.compuserve.com/homepages/softcomp/fpfaq.htm#WhatAreFunctionPoints

--
Leonardo Boiko