[O.T] Migração Windows Linux no desktop

Olá pessoal da lista,

Gostaria de obter informações a respeito da migração de workstation
windows para linux.
Sei que o Linux já possui diversos aplicativos que substitui com perfeição
aplicativos par windows, ex: OpenOffice, Mozilla, etc...

O problema que venho enfrentando e em função do uso de programas
especificos de um determinado departamento.
Ex.: Programas de contabilidade, programas que acessam banco de dados em
windows, migração de frontends destes softwares.. etc...

Alguém que já tenha feito uma migração completa de uma rede windows para
linux poderia me relator a experiência, ex.: aplicativos usados, tempo
decorrido até a finalização da migração, etc...

Pode me escrever em pvt. para evitar offtopic nesta lista ok?
atenciosamente,
--
Felix Costa
OnLine Soluções em Informática