TROCA DE HD SAMSUNG NÃO FUNCIONA! POR FAVOR ME AJUDEM

Bom dia!

Eu tenho aqui um HD de 20GB para a partição /var/mail(emails recebidos),
modelo Samsung SV2001H. É particionado como partição primária de tamanho
máximo e formatado com o filesystem ext3.

Eu tentei trocar por um HD de 40GB, modelo Samsung SV0412H. Também
particionado como partição primária de tamanho máximo e formatado com o
filesystem ext3.Copiei os arquivos do HD antigo de 20GB para o novo de 40
GB, tirei o antigo e montei o novo. Funcionou, porém de modo muito lento que
a leitura de emails que levava segundos levou minutos. Tentei colocar na IDE
secundária e também na mesma IDE do HD do sistema, mas continuou o mesmo
problema. Não tive outra alternativa senão colocar de volta o HD  antigo de
20GB.

Alguém já passou pelo mesmo problema? Já falei com alguns amigos e disseram
que problema com o HD!? Mas é um HD novo....Também sugeriram que pode ser
alguma incompatibilidade do Debian!???

Preciso de ajuda!

Muito obrigado!

   .''`.   Rogério Serafini dos Santos