Re: Balanceamento

On Sat, 02 Aug 2003 10:55:04 -0300
"Alex de Oliveira Silva (enerv)" <enerv@host.sk> wrote:

> Olha... obrigado por responder ja estou lendo os links q vc me falo...
> Só que não são 2 provedores... aqui a minha rede eh
>

> [Modem Embratel] ________________ [Modem Embratel] | |
> _________________ [Modem Embratel]----------| Roteador Cisco
> |-------| Switch | [Modem Embratel]
> |________________|-------|_________________| [Modem Embratel]
> ___|________|_ [Modem Embratel] | eth1 eth2 | | | | Maquina | |
> Balanceamento| | | |_____eth0_____| | [Rede Interna]
>
> eth0: 172.20.1.254
> eth1: 200.253.244.13 eth2: 200.253.202.4
>
> Essa eh minha estrutura real...

Como pode ver, infelizmente o Sylpheed destruiu o seu ascii-art.

> os textos q vc me passou funciona nesse
> caso tbm... nesse caso eu quero dividir ou balancear a eth1 e a eth2
> independente de tipo de pacote ou de rede "200.253.244.0 ou
> 200.253.202.4" eh possivel?

A questão não é tanto se os provedores são realmente diferentes, senão
se desde o ponto de vista do servidor remoto você tem um IP ou
dois. Se só for um, você pode usar o nexthop com equalize, obtendo um
balanceamento perfeito. Se cada enlaçe com o mundo exterior origina de
outro IP, você precisa estudar o meu howto, para evitar que uma e a
mesma conexão envie pacotes a um e o mesmo servidor remoto mas com IPs
de remitente diferentes. Isso também é o motivo porque um balanceio
matematicamente perfeito não é possível com esta configuração. Mas com
muitas conexões diferentes, dá uma boa aproximação.

Num princípio, pelos dois IPs diferentes que você deu para eth1 e
eth2, eu sospeito que você precisa o meu howto. Mas se for o caso que
o seu provedor junta as linhas diferentes de novo, como por exemplo
com um ISDN que usa os dois canais balanceados, então você não precisa.

--
Christoph Simon
ciccio@kiosknet.com.br