Re: itelefonica

On Thu, 31 Jul 2003 11:06:57 -0300
Mario Olimpio de Menezes <mario@curiango.ipen.br> wrote:

> é estranho, pois o mesmo acontece quando conecto no iG.
> pelo que entendi, o meu ppp rejeita o mru proposto pelo provedor (mru
> 1524); está muito parecido com o que ocorre quando conecto pelo iG:

> [LCP ConfRej id=0x1 <mrru 1514>]
>
> depois disto, o provedor parece aceitar a minha proposta:
> (iG e iTelefonica: a linha é a mesma para os dois).
> <accomp>]
>

> de qq modo vou tentar subir o mru para o que ele está propondo e ver o
> que ocorre.

Infelizmente, o Sylpheed destruiu o formateo e agora estou sem vontade
de concertar as linhas de novo.

Parece que errei com a linha ConRej que escolhi (a primeira). Um reject
não necessariamente conduz para um aborto. Talvez tinha sido o outro
reject, no final, "rcvd [CCP ConfRej id=0x2]".

MRRU é "Maximum Reconstructed Receive Unit", uma coisa usada para o
PPP MP (multi link protocol) o que serve por exemplo com ISDN usando
os dois canais B ao mesmo tempo. Não deve confundir MRRU com MRU,
pois, se eu entendi correctamente, a MRU é uma fração da MRRU: MRU é o
máximo que você recebe num pacote e MRRU é a soma dos pacots recebidos
(por mais de uma linha) e reconstruidos. Neste caso, você não solicita
nenhuma MRRU e o peer sim. Como tudo isso continua, eu assumiria que o
Linux aceito o valor do peer e reconfigurou ele mesmo.

CCP é o Compression Control Protocol, provavelmente o jeito como os
dois concordam sobre o algoritmo de compressão. Como é a última coisa
antes de cair a linha, parece que um dos dois não pode viver com essa
situação. Você recebe o reject e fecha. Por tanto acho quem não gosta
disso é o seu linux.

> mas é estranho! realmente parece coisa de configuração feita para
> Windows apenas.

Num caso assim, o que é estranho geralmente só indica que não
entendimos bem a situação. A lindeza dos protocolos na Internet é que
nem a Microsoft pode mudar eles sem quebrar absolutamente tudo. Só
graças a este fato ainda podemos ter redes mixtas com Windows e Unix.

Se você tentou aquilo que outra pessoa sugeriu (colocar um nome de
usuário como se for um endereço de email com domínio; a Terra também
gosta dessa) e não adiantou, eu acho que pode estar relacionado com as
compressões. Eu começaria com a revisão das opções no kernel.

--
Christoph Simon
ciccio@kiosknet.com.br