Re: Autenticação LDAP

Oi Anderson,

> Alguém aqui está utilizando uma base ldap para autenticar
> os usuarios?

yep... ;-)

> Pois estou tendo alguns problemas com os usuarios que logan
> localmente...

Para logar localmente, certifique que o /etc/pam.d/login esteja
configurado para consultar o módulo PAM LDAP. As seguintes
entradas devem existir em algum lugar do seu arquivo (sempre
antes das entradas da pam_unix.so correspondentes):

auth       sufficient pam_ldap.so
account    sufficient pam_ldap.so
session    optional   pam_mkhomedir.so skel=/etc/skel umask=0022
session    sufficient pam_ldap.so
password   sufficient pam_ldap.so

> ...ou via SSH...

Para acesso SSH é quase a mesma coisa, mudando apenas o nome do
arquivo onde as alterações precisam ser feitas (/etc/pam.d/ssh).
Isso vale também para qualquer outro serviço do sistema que
tenha a opção de usar um módulo PAM, como os {k,g,x}dm, su e
o escambau... ;-)

Porém (sempre tem um porém...), no caso do SSH[1], se você quiser
permitir a criação automática do $home de cada usuário, é preciso
fazer com que o servidor de SSH não utilize a dita 'separação de
privilégios' (no /etc/ssh/sshd_config):

UsePrivilegeSeparation no

O galho é que isso introduz um problema de segurança, já que
isso torna o sistema mais inseguro[2].

> ...com o samba a autenticação ldap está uma beleza, e uso o
> smbldap-tools para criar,deletar e modificar usuarios e grupos
> além do daveldap, mas os usuarios criados tanto manualmente
> quanto via smbldap-tools não conseguem logar na maquina, se
> alguém tiver alguma dica será bem vinda =].

Cara, ótima dica esse daveldap[3], gostei mesmo... :-)

Fiz um teste aqui, criando um usuário por ele, e logou
certinho. Então o problema deve ser na configuração dos
módulos PAM mesmo...

[1] Se alguém encontrar alguma outra forma para solucionar
este problema, não esqueça de me avisar... ;-)

[2] Para quem não lembra, o OpenBSD mudou seu 'slogan'
justamente por uma vulnerabilidade que explorava esse
recurso.

[3] http://davedap.sourceforge.net/

T+

--