Re: Converter particao para Ext3

On Sat, Jul 26, 2003 at 02:39:52PM +0000, Rodrigo Planche wrote:
> Ola lista.
> Meu debian esta com a particao nativa como Ext2 e gostaria de
> converte-la para Ext3.
> Eu sei se no kernel tem que dar suporte a esta particao esse nao é o
> problema.
> Gostaria de saber se vou ter que copiar tudo que tenho na minha particao
> para outro lugar antes de fazer a conversao?
> Nao ha um comando que converta sem precisar fazer isso?

Sim. Para cada partição ext2 a ser convertida, execute o comando abaixo
:

tune2fs -j <partição>

Não me lembro se é realmente necessário, mas execute esse comando com as
partições a serem convertidas desmontadas, só por segurança. Mas acho que
somente o comando abaixo, após o acréscimo do journal (explicado acima)
já dará conta do recado :

mount -o remount,<opções> <partição>

Logicamente, como último passo acerte seu arquivo /etc/fstab para que as
partições sendo montadas atualmente como ext2 sejam montadas como ext3.

Dica : Apesar de não serem mandatórias, veja também a documentação sobre
as opções -i e -c do tune2fs. São bastante interessantes.

Espero ter ajudado.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||