Re: cegos e gnu/linux

      Fábio, Christian,
      De onde vocês são? Eu estou no Recife. Algum de vocês está perto de
mim?

            Paro por aqui, Fred

                      Fábio Rabelo
                      <fabior@ajato.com        Para:     fredm@chesf.gov.br
                      .br>                     cc:       debian-user-portuguese@lists.debian.org
                                               Assunto:  Re: cegos e gnu/linux
                      25/07/2003 17:08

comece por akí :http://www.brlspeak.net/
o Debian tem um sub-projeto não somente p/deficientes visuais mas
p/qualquer tipo de deficiente, mas eu não achei o home page dele, se vc
tiver um tempinho extra talvez encontre !!
Se vc procurar nos repositórios apt "testing" e "unstable" vai encontrar
versões de Kernel específicas p/esses displays . Procure por  "speakup"
mas esses se nã me engano são versões q "falam" ao invés de mandar p/o
display .
E SIM, existem displays q dão saída em braille, o interessado deve
procurar as associaçõesde apoio aos deficientes p/importar um desses .
O Suse faz detecção desses displays no boot e automaticamente
redireciona a saída caso esteja presente .
Em tempo, não sou deficiente, mas já tive q procurar por informações
sobre esse assunto !

Fábio Rabelo