autenticação

PessoAll,

Eu estou precisando fazer um sistema de autenticação que consista em
apenas um servidor, para que em qualquer terminal o usuário possa usar seu
login sem ficar cadastranto nas máquinas individualmente, e assim que
logado, use o diretório home no servidor, e não na própria estação, como
posso implementar isso??? eu já instalei o slapd - servidor OpenLdap,
ldap-utils, libldap2, mas tá froid configurar, nem mesmo achei um tutorial
que indicasse como fazer a autenticação pelas estações no servidor...

Se alguém puder mostrar o caminho ou alguma solução...