ainda sobre o emacs

Estou aos poucos trocando o uso do vim pelo uso do emacs para escrever
html e programas que estou aprendendo a fazer, alem de minhas traducoes.
Quando comecei no gnu/linux usava o mcedit por sua semelhanca com o edit
do DOS, e estranhei muito o vi. Mas encontrei um site que dava o "vi em
6 comandos", que me ajudou muito porque explicava como entrar e sair no
modo de edicao, gravar, fechar sem salvar, procurar uma expressao, o que
e o basico para comecar a mexer em um arquivo.

Pois bem, encontrei uma pagina com algo semelhante para o emacs, e
embora nao tenha me acostumado ate agora com C para ctrl e M para alt
estou conseguindo fazer o basico do basico.

Mas se era pra fazer o basico do basico, eu nao precisaria mexer com
emacs, pois para isso existe o vim!

Entao pergunto, ja que nao achei como fazer:

Como colocar numeros de linhas no emacs?
Como procurar uma palavra no texto?
Como selecionar um bloco de texto?
Como sobrescrever uma palavra?
Como desligar a identacao automatica?
Como

Estas sao coisas que faco com o vim apenas apertando uma tecla, e que
nao consegui fazer no emacs, o que me obriga a continuar usnado o vim.
Procurei exemplos de .emacs que pudessem resolver estas questoes, mas ao
copiar os exemplos e colar no meu .emacs (generosamente cedido pelo
kov), nao funcionava. Pode ser porque eu nao entendo a estrutura do
.emacs, e tenha copiado coisa em excesso ou faltando....

Caso alguem tenha um .emacs que faca isso pra me mandar, aceito de bom
grado!

[]'s
Checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

"free your computer and your soul will follow..."