[off-topic] Conexão excelente no linux e lerda no rwindows?

Pessoal, lembra que uma vez eu tinha mandado uma mensagem pra lista pq eu
tenho adsl 300k e estava com a conexão lerda, fazendo downloads a 15k? pois
é, lembram que recentemente pedi ajuda pra configurar minha placa de rede
(via rhine III) no linux, eu estou com a internet no linux, e vi uma coisa
estranha, a velocidade está excelente, num teste que achei no google,
http://www.sisgel.com/medidor.asp, no linux faz 292k, no windows faz 173! E
eu comecei a fazer um mesmo download no windows, sem usar nenhum gerenciador
de downloads (com gerenciador até consigo pegar 30k), do site do terra, tava
fazendo a 12 k, no linux tava fazendo a 32k! estou usando o debian woody, o
navegador q eu usei tanto pro teste como pro download foi o mozilla, no win
usei ie6 e o win eh 98 SE.

 O que pode ser isso? alguma configuraçao?

pelo jeito vou ter que pegar o winex pra jogar CS pelo linux. Alguem sabe se
roda?